terça-feira, 23 de julho de 2013

dois clássicos


A minha versão do delicioso bolo da Rita! A receita é a mesma contudo, a natureza dos ingredientes difere. Ah! e ainda teve a particularidade de me ter esquecido de adicionar o leite e, mesmo assim, ter ficado um bolo muito bom. Então quentinho é que é bom! Mas só eu e a Sofia é que tivemos o privilégio de o provar saído do forno... Fi-lo assim:

130g manteiga de soja
3 ovos
1 chávena de açúcar mascavado
1 pitada de sal
1 e 1/2 chávena de farinha de espelta integral
1 colher de chá de fermento

Juntei os ovos com o açúcar no copo e programei 30seg/vel5. Adicionei a manteiga e misturei 15seg/vel7. Acrescentei a farinha, o sal e o fermento e misturei muito bem 1min/panela fechada/espiga. Deitei numa forma untada com manteiga e polvilhada com canela e coco ralado e levei ao forno pré aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos.

Ao jantar tivemos comensais pequenitos mas muito exigentes e, por isso, fiz uma sopa apenas com duas cenouras, meia couve flor, um molhinho de espinafres e uma mão cheia de feijão branco, sal e azeite. Faltavam-me cebolas e alhos mas, mesmo assim, parece que a mistura dos ingredientes resultou bem. Houve quem repetisse!
Não resisti a publicar outro clássico! Os céus muito nebulosos deste verão! Este foi o de ontem à tarde na zona da cidade onde vivemos. Hoje, para compensar, já esteve um dia mais quente e de céu azul. 

um clássico



























Ontem apeteceu-me fazer um bolo!
As crianças estão doentes e eu resolvi pedir à minha querida cunhada para vir com a sua maleta de médica, espreitar as gargantas e os ouvidos das sobrinhas! A Andreia parece tirada de uma série de médicos da fox life! Linda, novinha, loira, olhos verdes, grande sorriso e passeia-se pelo hospital de bata aberta com calções por baixo ;) eu já vi!! Adoro!
As sobrinhas também adoram! E para a receber como deve ser, lá fizemos um bolo! Sem farinhas integrais, sem leites vegetais, sem mel ou sementes de linhaça! Um verdadeiro clássico com ovos, farinha e manteiga!
Já não me lembrava deste sabor. Soube-me a bolo de casa da Avó! Fofinho e doce!
Enquanto preparava o bolo, fui trocando umas mensagens com a Eva que resolveu acompanhar-me no processo e fazer a mesma receita! Foi bastante divertido! Só não deu para provar através do telefone, de resto até parecia que estávamos juntas na cozinha!

A receita:

130g de manteiga
3 ovos
1 chávena de açúcar
Uma pitada de sal
1 e 1/2 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento
1/2 chávena de leite

Bater a manteiga á temperatura ambiente com o açúcar até ficar pálido e fofo. Juntar o leite e bater mais um pouco.
Numa tigela à parte bater os ovos inteiros com a batedeira com a peça das claras em castelo. Crescem um bocadinho e torna o bolo mais macio.
Juntar os ovos na mistura anterior, deitar a pitada de sal, mexer e por fim incorporar a farinha com a colher de chá de fermento.
Deitar numa forma untada e levar ao forno a 180º durante 40 minutos ou até o palito sair limpo.
No meu caso tive que cobrir com papel de prata ao fim de 20 minutos mas isso pode depender das formas!