domingo, 24 de março de 2013

100 posts, uma sopa de cavala e trufas de chocolate

Este é o nosso centésimo post! Já passaram dois meses e continuamos entusiasmadas a procurar uma alimentação saudável e muito saborosa para nós e para a nossa família! 
Nesta linha de pensamento, hoje fizemos uma sopa de cavala, que o João tinha visto há dias no Expresso online, e que resultou muito bem. 
Gosto de cavala desde há muitos anos e, entretanto, o João também começou a apreciar. Começamos a reparar também que se tornou um peixe muito presente nos elaborados cozinhados de alguns dos mais referenciados chefs portugueses. A sua consagração vem fazer justiça à sua riqueza enquanto alimento, sendo dos peixes mais ricos em óleos essenciais, vitaminas e minerais.
A receita é muito simples e económica! Procurem-na no link do Expresso e divirtam-se com a originalidade da sua apresentação. Transcrevo-a aqui tal como aparece no PDF do chefe Tiger! Boas sopas!


30 MINUTOS, 2 PESSOAS, 2 EUROS
INGREDIENTES:
• 2 cavalas
• 1 alho francês 
• 2 cenouras
• Cebolinho
• 2 folhas de louro
• Água, azeite e sal q.b.

PREPARAÇÃO
Tempere o peixe com sal; Corte a parte branca do alho francês; Descasque e lamine as cenouras; Pique o cebolinho e reserve algumas hastes; Coza as cavalas com um pouco de azeite e o louro, aproximadamente dez minutos; Salteie o alho francês no azeite e adicione a cenoura; Coe o caldo do peixe e leve os legumes ao lume até ficarem macios; Retire a pele e espinhas ao peixe. Reserve quatro lombinhos; Triture a sopa, retifique o tempero, adicione o peixe e envolva; Sirva com os lombinhos e o cebolinho.

Por ser o post 100 eu apresentei a sopa de cavala e a Rita apresenta uma sobremesa deliciosa! Rita agora é a tua vez!

Bem! De facto nestes últimos dois meses muita coisa melhorou cá em casa! A busca de uma alimentação mais consciente tem sido diária. Tenho feito descobertas incríveis. A verdade é que muitas vezes as coisas que faço não duram tempo suficiente para serem fotografadas! Este é o caso da última sobremesa que fiz!
Ontem fizemos uma feijoada vegetariana. Quem a fez na realidade foi o Luís! Eu limitei-me a cozer o feijão segundo as instruções da Green Kitchen!
Como já é habitual nos cozinhados do Luís, o feijão ficou bastante picante! Como não havia sobremesa ficamos com a sensação de que faltava algo para atenuar o sabor intenso do almoço mas aparentemente não havia nada a fazer...
Como a vontade de um doce era grande, fui para a cozinha olhar para as minhas prateleiras onde tenho mil frascos com as mais variadas coisas! Os meus irmãos dizem-me que a minha cozinha parece uma mercearia chique! Outros ficam durante imenso tempo a investigar e perguntar para que servem todas aquelas coisas "estranhas"! Resolvi então abrir o livro maravilhoso da Green Kitchen à procura de inspiração.
Foi então que vi a receita "Spirulina Chocolate Truffles".
A receita pede tâmaras, óleo de coco, coco ralado, cacau em pó e spirulina! Fantástico! Tinha tudo na minha dispensa!
Eliminei a spirulina porque já tinha usado no meu batido matinal e também porque o sabor a alga misturado com o cacau não me estava a apetecer na altura! Na próxima talvez!
Com a ajuda da Amélia e o meu copo triturador adaptado à varinha mágica misturei:

20 tâmaras sem caroço
2 colheres de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de coco ralado
2 colheres de sopa de cacau em pó

Depois de "pulsar" várias vezes, os ingredientes transformaram-se numa pasta escura e moldável!
Eu e a Amélia fizemos umas bolinhas com as mãos e deixamos no frigorífico a repousar. A receita pede 20 minutos no frio para depois se passar as bolinhas por uma camada de chocolate em pó, coco ralado ou amêndoa picada mas quando cheguei ao frigorífico já faltavam bolinhas!
Quando reparei estava o Luís a preparar um café com uma bolinha na mão! "Que coisa deliciosa é esta? Onde foste buscar isto? Nós não tínhamos nada cá em casa! Isto parece leite condensado com chocolate!"
Pois é! Comeram-se as bolinhas antes dos 20 minutos e sem cobertura! Mesmo assim ficaram maravilhosas!
Vale a pena ter estas coisas na despensa para em 5 minutos fazermos uma sobremesa surpresa!