domingo, 3 de fevereiro de 2013

sopa de beterraba e pão "a la bolo levedo de S. Miguel"

    Hoje à tarde tentamos fazer bolo levedo para o lanche mas acabamos por metê-lo no forno porque nos impacientamos com o tempo que levavam a ficar cozidos na frigideira. É o segundo pão das ilhas que tentamos reproduzir em casa e cujo resultado não nos satisfaz plenamente. Ontem experimentamos fazer bolo do caco da ilha da Madeira e também não ficou espetacular... Faz falta a insularidade para que estes bolos fiquem com aquele sabor especial... O bolo levedo ficou bom mas como colocamos a cozer no forno ficou com o aspeto de pequenas broas e não com o aspeto característico.
    Ao jantar e perseguindo a demanda cromática fiz uma sopa de beterraba que estava muito boa e se compôs da seguinte maneira:
 
50g de lentilhas vermelhas
60g beterraba
1 tomate
1 cebola
2 dentes de alho
50g batata doce
2 cenouras
água
sal
azeite
 
Coloca-se tudo no copo e deixa-se cozer por 30min/vel1/100º. Tritura-se 2min/vel7 e verifica-se a água. Servi com umas folhinhas de hortelã. Bon apetit!
 
 

sopa de tomate

























    Na sexta feira passada o meu irmão e a minha cunhada vieram jantar! Gosto muito de receber amigos e família em casa e gosto especialmente de elaborar pratos especiais nessas alturas. Digo isto mas o verdadeiro chef cá em casa não sou eu! É o Luís! Todos os que nos conhecem sabem o que estou a dizer. Não há ninguém que não tenha dito já ao Luís para ele abrir um restaurante. Eu costumo dizer que ele é o verdadeiro chef porque só com uma couve no frigorífico faz um banquete! O problema é que é tudo tão intuitivo que mesmo que eu queira deixar aqui alguma receita é impossível! Nem ele sabe como fez aquilo.
    Como o jantar foi uma sexta feira quem cozinhou fui eu. Fiz uma sopa de tomate com ovo escalfado, pão de espelta e limão e ainda o bolo de banana que a Eva já falou! Esse bolo maravilhoso...
    O jantar era apenas isto, no entanto quando o Luís chegou improvisou também uma pasta de atum que adorava dizer como se faz mas não acompanhei!
    Ficou tudo delicioso. Um bom prato de sopa com ovo, pão caseiro com uma pasta acabada de fazer e um bolo de sobremesa. Não é preciso mais para ter um jantar completo!
    A sopa é do livro velocidade colher, livro que surgiu deste blog em parceria com o público! O livro é fantástico!
A minha é apenas uma versão. A receita do livro é apresentada como "Tortellini em sopa de tomate e pesto"

Eu fiz a receita a dobrar porque não me costuma render muito, mas vou escrever aqui a receita para 4 doses.

Ingredientes para sopa de tomate com ovo escalfado:

1 cebola
1 cenoura
1 alho-francês só a parte branca
2 dentes de alho
Azeite
400g de tomate maduro
500ml de água
1 pitada de açúcar
1 c. de sopa de vinagre balsâmico
120ml de leite (o leite deito um pouco a olho até a sopa ter a consistência que quero)
Sal

Para guarnecer (alteração do Luís)

4 ovos
tomate seco picado
dentes de alho picados
coentros frescos picados
coentros frescos
tomate seco

Preparação:

    Picar a cebola e o alho, ralar a cenoura e cortar o alho francês em rodelas finas. Refogar ligeiramente a cebola no azeite e juntar o alho, a cenoura e o alho-francês e cozinhar uns minutos até que murchem. Adicionar o tomate sem a pele em pedaços, a água, o açúcar e o vinagre balsâmico e cozinhar em lume brando por uma hora, mexendo de quando a quando. Bater com a varinha mágica e juntar o leite sem parar de mexer. Deitar os ovos.

    Distribuir pelos pratos um pouco de sopa e um ovo e juntar algumas folhas de coentros e uma mistura de tomate seco com alho picado!

bolo de banana I

    O bolo de banana também já é um hit aqui. De todas as vezes que o faço experimento outras misturas e tempos de forno diferentes e é daqueles bolos que nunca me desilude. Fica sempre delicioso e desaparece em dois dias!

sopa laranja e canja de galinha


    Ontem consegui fazer uma sopa realmente laranja e muito boa, muito simples e altamente nutritiva!
Para esta sopa usei:
 
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
140g abóbora
60g de batata doce
60g de beterraba
água
azeite
sal
 
Misturei tudo no copo e cozi durante 30min/100º/vel1. No final triturei 2min/vel7.
 
 
    Fiz também uma canja de galinha mas não usei a Bimby, tendo-a feito de uma forma intuitiva como é meu hábito... lembrando-me apenas das dicas de uma amiga. Coloquei a galinha a cozer com muita água tendo depois aproveitado parte deste caldo que verti para outra panela. Deixei ferver e adicionei duas mãos cheias de massinhas. Cozi um ovo à parte, desfiz-lo e juntei ao caldo. Quase no fim acrescentei um bocadinho de sal e um fio de azeite e servi quentinha!