quarta-feira, 21 de maio de 2014

atividade na cozinha...



O clima não se acerta. Mas a sabedoria popular confirma-se! As chuvas e o frio de Maio dominaram-nos esta semana. A temperatura baixou tanto que a vontade de comer bolachas quentinhas voltou... A Rita estava tão ansiosa que nem esperou que fossem ao forno e comeu massa crua como nunca tinha acontecido. A Sofia conseguiu controlar-se empenhando-se a colocar as amêndoas no cimo de cada porção de massa.
As bolachas fazem-se rápido e com poucos ingredientes:

1 ovo,
120g de açúcar amarelo,
80g de manteiga de soja,
260g de farinha
1/2c. chá de fermento em pó,
uma pitada de sal

Depois de tudo misturado deixa-se repousar cerca de 30 minutos. Fazem-se pequenas bolas que se prensam posteriormente. Colocam-se as amêndoas por cima e vão ao forno cerca de 12 minutos.

Hoje tivemos um lindo dia de sol!
Estamos deliciados com a variedade e frescura dos produtos hortícolas que recebemos no cabaz semanal. Tem tudo um aspeto tão fresco e delicioso que rapidamente se consome em sopas, saladas e outras combinações. 
Hoje fiz uma salada e um patê de lentilhas para comer com tostinhas de pão integral. Soube-nos muito bem!!
Para a salada usei umas folhas de acelga, uma alface roxa e uma cebolinha pequena que recebemos no cabaz e adicionei uma beterraba e uns pedacinhos de noz. Reguei tudo com um molho de azeite, vinagre de cidra, 1/2 colher de café de açafrão das índias e 1/2 colher de café de mostarda em pó.
No patê usei 100g de lentilhas vermelhas cozidas, um dente de alho, uma pitada de sal, 3 folhas de hortelã e 3 colheres de sopa de azeite. Que delícia!