sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

chocolate quente




















    Há dias assim. Desfocados. A cabeça não está no sítio e pede apenas silêncio! Como isso hoje em dia é coisa rara, um chocolate quente pode ajudar um bocadinho.
    Se há pecado que gosto de cometer é este. Faço questão que seja mesmo uma coisa para dias muito específicos para não ficar banalizado, assim, quando me sinto "desfocada", uma taça de chocolate quente aquece-me a alma!
 
    Fazer a receita como um ritual importante e escolher uma taça especial.

80g de chocolate em barra
400ml de leite
3 colheres de chá de amido de milho
1 pitada de gengibre em pó

Picar bem o chocolate. Aquecer o leite com o gengibre. Misturar à parte o amido de milho com um pouco de leite quente e deitar no leite que já está em lume brando, mexendo com uma vara de arames. Juntar o chocolate picado e continuar a mexer até que derreta e a mistura engrosse.

Receita inspirada no livro "velocidade colher" de Susana Gomes.


os lanches da Sofia

    Os lanches da Sofia também são momentos para experimentar novas cores, odores e sabores! Desde que ela começou a comer alimentos sólidos que gosto de incentivá-la a cheirá-los e de lhe dar a provar alguns que nem sempre são bem aceites pelas crianças. A Sofia tem sido muito recetiva...espero que não seja apenas uma fase...
    Para o lanche de hoje ainda tínhamos as bolachas que fizemos ontem e que ela adorou! Bolachas de alfarroba e biscoitos de espelta e aveia. Para beber fiz um batido com uma banana, um copo de leite de soja, duas colheres de sopa de coco ralado, duas colheres de chá de sementes de linhaça, meio copo de cevada integral. Coloquei tudo na bimby a 37º e triturei durante um minuto e meio. O resultado foi uma bebida deliciosa e à temperatura ideal para uma criança! É fácil e ela comeu tudo!!

biscoitos de espelta e aveia e bolachas de alfarroba