segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

duas sopas e uma história






















Voltamos às nossas sopinhas de legumes passadas e bastante simples. A Amélia até tem acompanhado! Começa sempre por dizer: "É verde! Que horror!!"
E por falar nisso, a nossa sequência das sopas de cores está em modo de espera porque a família não estava com o mesmo entusiasmo que eu e a Eva nessa aventura! Mas não está esquecido!
Bem, as sopas por aqui têm sido feitas com uma base de curgete, couve-flor, cenoura, cebola, alho e um legume verde e são sempre acompanhadas por uma história especial. Desta forma a Amélia até come tudo até ao fim. A história tem que ser contada com grande entusiasmo e cada vez que vejo uma careta na cara dela, faço de conta que não vi e invento pormenores fantásticos na história! Resulta sempre.

semana agitada, fim de semana cheio!

 
Esta semana foi particularmente agitada! A Sofia teve uma tarde de terça feira daquelas que eu considero serem de "carrega baterias". Descansou a tarde toda e no dia seguinte estava cheia de energia!
Na quarta feira a nossa piccolina Rita fez quatro meses e, para qualquer bebé, esta é uma altura especial. Além de serem muito mais comunicativos é também a fase da introdução dos primeiros alimentos e estavamos a aguardar esta data com expectativa. Na quinta feira visitamos o pediatra e ao jantar demos a primeira papa, sem glúten, à Rita, que  a apreciou com entusiasmo!
Na sexta feira fiz os primeiros iogurtes de aromas home made! A receita base foi a dos petit-suisses da Bimby com algumas alterações: substituí o açúcar por xarope de Agave e a gelatina por uma colher de sopa bem cheia de alga Ágar ágar. Ficaram deliciosos!
No sábado de manhã fomos ao mercado Porto Belo! A Sofia gosta de se sentar na praça ao sol a comer as bolachas que traz de uma banquinha ou que compra aos "mini vendedores". Fazemos compras regulares de alguns produtos neste mercado e ansiamos pelo dia em que a Sofia e uma certa amiga possam ir vender bolachinhas no Mini Porto Belo!  À tarde  fomos ao aniversário de um "pequeno amigo". Oportunidade para a Sofia, literalmente, gastar a sua energia! É curioso observar como as crianças com dois anos ainda não partilham muito as brincadeiras. A Sofia, como era expectável, brincou (e comeu...) tanto que às oito da noite estava a dormir!
O domingo de manhã foi uma animação: a Rita fez o seu primeiro workshop Música no bolso e adorou! Pelo menos eu entendi-o assim... A Sofia visitou, mais uma vez, a feira dos passarinhos na praça em frente ao Centro português de fotografia. Ela adora ir ver a passarada e todos os outros bichos que aparecem por lá. É sempre um momento entusiasmante ao domingo de manhã!
Proporcionar um dia agradável às crianças é muito simples: "basta" alguma energia, paciência e boa vontade, porque o entusiasmo é-nos contagiado pela alegria das pequeninas!