quarta-feira, 13 de março de 2013

um sol que já vai embora, uma lua que acabou de chegar e uma sopa de nabos



O jantar seguiu-se à sessão fotográfica do sol que se foi embora e da lua, pequenina, que foi recebida com entusiasmo. A sopa também foi muito bem vinda e foi feita assim:
 
2 dentes de alho
2 cenouras
1/2 batata doce
100g de abóbora
1 nabo médio
água
sal
azeite
 
Cortei metade do nabo em cubos de 1cm e coloquei na varoma. Os restantes ingredientes foram cozidos no copo durante 30min/vel1/varoma com a varoma colocada no bucal. No final adicionei o sal, o azeite e triturei 2min/vel7.
 

pão rápido de sementes e passas

Hoje fiz um pão que retirei do livro lindo e, aparentemente, saboroso da Leila Lindholm, "a piece of cake". O pão chama-se "turbo fast buttermilk bread" porque a sua produção é muito rápida. Não é necessário deixar levedar a massa e a sua preparação é muito fácil. A autora diz que altera muitas vezes esta receita, adicionando ingredientes diversificados, umas vezes nozes e amêndoas, outras, frutas secas. É realmente uma receita versátil e permite-nos alguma criatividade ou, até, adequação a ingredientes que gostamos mais. Eu fiz assim:
 
450ml de buttermilk (eu junto 450ml de leite de soja com sumo de meio limão e deixo repousar uns minutos até começar a coalhar)
100g açúcar mascavado
75g uvas passas
60g flocos de aveia
165g farinha de centeio integral
120g farinha de arroz
60g farinha branca
65g sementes de girassol
1 c. chá sal
1 1/2 c. chá de fermento em pó
1 1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. sopa de sementes de sésamo
1 c. sopa de sementes de papoila
1 c. sopa de sementes de chia 
 
Aquecer o forno a 200º. Preparar o buttermilk e depois juntar todos os ingredientes e envolver 2min/panela fechada/espiga. Adicionar a coalhada e mexer novamente 2min/panela fechada/espiga. Colocar numa forma de bolo inglês previamente untada e meter no forno. Deverá cozer cerca de 45min devendo verificar-se com um palito se a massa está seca.