quarta-feira, 6 de março de 2013

bolo de banana, sopa de 5 ingredientes e salada de vegetais assados com tofu

O bolo de banana de hoje é uma variante do "nosso clássico" e fica igualmente irresístivel! O quê que eu lhe fiz? Reduzi o açúcar mascavado da receita a apenas 100g, adicionei uma mão cheia de nozes, uma colher de chá de sementes de papoila e guarneci-o com umas rodelinhas de banana sobre a massa antes de ir ao forno. Hum! Está delicioso!

Para o jantar, e depois de ter estado a ver blogs com pratos de fazer crescer água na boca, decidi tirar uma ideia daqui, outra dali, e fiz uma sopa de abóbora que deve ser a mais simples e deliciosa que alguma vez fiz. Baseia-se numa sopa de 5 ingredientes retirada de um blog. Eu coloquei-lhe mais dois porque gosto que o único prato do jantar da Sofia seja mais completo e por isso fi-la desta forma:

500g de abóbora
1 cebola
1 dente de alho
1 copo de leite de soja
1 raminho de salsa, coentros e hortelã
sal
azeite

Coze-se a abobora com pouca água, a cebola e o alho, triturando-se 1,30min/vel7 ao fim de 20min/100º/vel1. Adiciona-se o leite e coloca-se novamente a ferver 4min/100º/vel1. Por fim junta-se o raminho de ervas e tritura-se tudo 30seg/vel7.

A salada foi feita com os ingredientes e pelo processo abaixo descrito:

1 beterraba
1 batata doce
1 maça
1 dente de alho
sementes de cevada pulverizadas
coentros
tofu

Molho
sumo de 1 limão
sal
1 colher de café de gengibre em pó
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
um raminho de coentros

Corta-se a beterraba aos cubos e reserva-se uma parte para cortar às rodelas muito finas - cerca de 10 rodelas. Num tabuleiro de ir ao forno pus uma folha de papel vegetal e coloquei os cubos de beterraba com o dente de alho picado um fio de azeite e um raminho de coentros e levei ao forno a 180º. Pulverizei as sementes de cevada e envolvi muito bem as fatias finas de beterraba neste pó e coloquei no forno dentro de um tabuleiro.
Depois de muito bem lavada, cortei a batata doce, às rodelas e fiz o mesmo a uma maçã. Meti ambos os ingredientes no mesmo tabuleiro das fatias de beterraba que já se encontravam no forno.
Enquanto os legumes cozinhavam, cerca de 50 minutos, fiz o molho colocando todos os ingredientes no copo e triturando até obter uma mistura homogénea. Dez minutos antes de desligar o forno fatiei o tofu e levei-o ao forno para secar levemente.
No final, retira-se a beterraba do papel e coloca-se numa travessa, juntando depois os restantes ingredientes assados que deverão ter um aspeto ligeiramente assado nas extremidades. Corta-se o tofu em cubos e  coloca-se por cima dos legumes. Por fim acrescenta-se o molho.
Os legumes ficam lindos e o contraste de cores faz deste um prato super apetecível! Até as cores que ficam no prato sujo são bonitas!

sopa de avelãs



























Todos os dias acordo a pensar que é hoje que vou fazer dieta, que vou arrumar a casa, que vou ter tudo impecável à hora do jantar, que vou fazer pão, sopa, e tratar o melhor possível das princesas e com muito bom humor. Todos os dias chego ao fim do dia frustrada porque nada disto acontece! Está tudo desarrumado, não fiz a sopa que estava planeada e sinto-me arrasada...
Ontem foi o dia da Glória cá vir e deu-se o milagre. Tudo pronto a tempo, a casa linda, velas acesas, sopa feita, banhos dados, pijama vestido, papas dadas e isto tudo às 7h30 da tarde. Quando o Luís chegou estranhou a calma. "O quê? Não há nada para fazer? A sério?". Normalmente quando o Luís chega nem dá para falarmos os dois! Parece que entra numa onda de mar picado que só acalma lá para as 10h da noite! Nessa altura estamos os dois esgotados e nem sabemos bem o que aconteceu nas últimas horas!
Ontem não! Tivemos um serão fantástico, um jantar agradável e tudo controlado. Ver a casa assim é o equivalente a fazer uma sesta porque dá para respirar fundo e sentir o corpo relaxar!
A sopa já estava planeada há algum tempo. Fiz sopa de avelãs que sobrou para o meu almoço a sós de hoje!

Estava muito boa!

Fiz assim,

Num pequeno tabuleiro de ir ao forno forrado a papel vegetal, deitei uma chávena de avelãs. Deixei assar 20 minutos a 180º. Depois de frias esfreguei com um pano limpo para tirar as cascas que entretanto se soltaram. Meti as avelãs já sem a casca, num saco de plástico e bati com o rolo da massa até se desfazerem.
Entretanto, aproveitando o forno ainda ligado, pus no tabuleiro do forno, também este forrado a papel vegetal, uma abóbora manteiga com a casca mas sem sementes, cortada em 8 fatias e virada com a casca para cima, um nabo em pedaços grandes, uma cenoura em pedaços grandes e uma maça verde em gomos também com a casca. Por cima deitei uma chávena de água, uma colher de azeite, uma pitada de sal grosso e tomilho fresco (2 pauzinhos). Assei durante 40 minutos. Depois de arrefecer tirei a casca da abóbora e reduzi tudo a puré juntando um pouco de água.
Numa panela deitei um pouco de azeite e juntei uma cebola roxa em meias luas finas. Deixei refogar um pouco e juntei as avelãs e meia colher de chá de cominhos moídos. Deixei aromatizar mais um pouco, mexendo sempre. Juntei o puré e fui adicionando água e mexendo até ter a textura que queria. Deixei ferver um pouco e servi!