terça-feira, 23 de julho de 2013

um clássico



























Ontem apeteceu-me fazer um bolo!
As crianças estão doentes e eu resolvi pedir à minha querida cunhada para vir com a sua maleta de médica, espreitar as gargantas e os ouvidos das sobrinhas! A Andreia parece tirada de uma série de médicos da fox life! Linda, novinha, loira, olhos verdes, grande sorriso e passeia-se pelo hospital de bata aberta com calções por baixo ;) eu já vi!! Adoro!
As sobrinhas também adoram! E para a receber como deve ser, lá fizemos um bolo! Sem farinhas integrais, sem leites vegetais, sem mel ou sementes de linhaça! Um verdadeiro clássico com ovos, farinha e manteiga!
Já não me lembrava deste sabor. Soube-me a bolo de casa da Avó! Fofinho e doce!
Enquanto preparava o bolo, fui trocando umas mensagens com a Eva que resolveu acompanhar-me no processo e fazer a mesma receita! Foi bastante divertido! Só não deu para provar através do telefone, de resto até parecia que estávamos juntas na cozinha!

A receita:

130g de manteiga
3 ovos
1 chávena de açúcar
Uma pitada de sal
1 e 1/2 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento
1/2 chávena de leite

Bater a manteiga á temperatura ambiente com o açúcar até ficar pálido e fofo. Juntar o leite e bater mais um pouco.
Numa tigela à parte bater os ovos inteiros com a batedeira com a peça das claras em castelo. Crescem um bocadinho e torna o bolo mais macio.
Juntar os ovos na mistura anterior, deitar a pitada de sal, mexer e por fim incorporar a farinha com a colher de chá de fermento.
Deitar numa forma untada e levar ao forno a 180º durante 40 minutos ou até o palito sair limpo.
No meu caso tive que cobrir com papel de prata ao fim de 20 minutos mas isso pode depender das formas!

Sem comentários:

Enviar um comentário