quinta-feira, 13 de março de 2014

barras de granola

Hoje fiz barras de granola a partir de uma receita que vi na Milk. Um dos ingredientes da granola era o arroz tufado. Ainda tentei fazê-lo com o arroz que havia na despensa mas não resultou e, por isso, improvisei com pipocas de milho! 
As pipocas são muito fáceis de fazer. Para ficarem mais saborosas e saudáveis estalei o milho com óleo de coco. Depois triturei-as levemente para ficarem mais pequeninas.
Substituí uma maça Granny Smith por uma portuguesa Bravo de Esmolfe e, de resto, segui quase fielmente a receita...

20g de Cornflakes
120g de flocos de aveia
20g de pipocas*
1 maça Bravo de Esmolfe**
60g de açúcar amarelo***
1 c.sopa de vinagre de arroz****
60g de manteiga de soja*****

[Originalmente os ingredientes eram: *20g arroz tufado; ** 1 maça Granny Smith;***120g de açúcar amarelo;****1c.sopa de vinagre branco;*****75g de manteiga. As minhas alterações às receitas nem sempre resultam da melhor maneira!! No final, pareceu-me que nesta, por exemplo, o açúcar era importante para que o caramelo conferisse maior consistência às barras. No entanto, o sabor ficou ótimo e as meninas comeram-nas dentro de tigelas para que não se perdesse nada!]

A massa faz-se assim:
Misturam-se os flocos de aveia, os Cornflakes, as pipocas e a maça cortada em cubos pequenos. Leva-se a lume brando o açúcar, o vinagre e 2 c.sopa de água. Quando começar a caramelizar mistura-se a manteiga e mexe-se levemente até ficar tudo incorpado e dourado. Verte-se este preparado sobre a mistura de cereais e mexe-se bem. Coloca-se em pequenas proções num tabuleiro protegido com vegetal e leva-se ao forno cerca de 20 minutos/180º.