sábado, 27 de abril de 2013

aproveitando o bom tempo e a cidade!


Voltamos aos nossos passeios!
Os dias grandes e o sol fazem-nos sair de casa e têm-nos permitido passeios muito agradáveis pela cidade, à descoberta de novas paisagens e do movimento humano e urbano da cidade. Os passeios de elétrico são os favoritos da Sofia. Desta vez apanhamos o 22 que parte da Praça Parada Leitão e vai até à Batalha. O passeio faz-se por algumas das praças e edifícios mais bonitos da cidade e oferece-nos uma experiência vivida com a autenticidade dos portuenses e os sorrisos contidos dos turistas que não percebem o linguajar mas apreciam a expressividade. Para lá disto, a viagem serve para mostrar a cidade à filha mais velha e adormecer a mais nova!
À noite saímos à procura da lua por entre os prédios e estacionamos numa das muitas e enormes praças desertas para dar largas à energia e à criatividade. Não há parques infantis no centro da cidade para levar a Sofia. É uma cidade de adultos... bonita, em crescimento, mas que continua orientada para adultos. Provavelmente estarei errada mas, que me lembre, excetuando o mercado Porto belo e a hora do conto na biblioteca Almeida Garrett, quase não há atividades para crianças... Ou há? 
Sim, a Casa da Música tem-nas mas não são acessíveis a todos... Na praça da Casa da Música a atenção da Sofia ficou presa aos "skaters" e ela própria quis experimentar a sensação daquela perspetiva elevada, ficando ali a observar depois de me ter pedido um skate... 
A Rita não escapou aos ritmos cavalgantes do Gangnam style que a Sofia coreografa, instruída pelo pai,  sempre que coloca os óculos de sol! Outras músicas têm passado até à exaustão dos pais e contentamento da Sofia pelo leitor de CDs cá de casa. As atividades expressivas corporais da Sofia começaram hoje a dar os primeiros passos com a primeira aula de ballet! Que beleza e desalinho!
Para acabar bem o dia de sábado e depois de um passeio pelas feirinhas dos quarteirões vizinhos, fizemos bebidas fresquinhas com framboesas e muita hortelã!
Viva a Primavera!