domingo, 16 de fevereiro de 2014

comida de pássaro



Hoje voltamos à feira dos passarinhos. Gostamos de ver o colorido e ouvir o chilrear de tanta passarada. Estão presos. É um facto. Mas pareciam felizes, ali debaixo dos raios de sol que hoje inundavam as suas gaiolas. Expunham as suas penas coloridas e ensaiavam as últimas afinações. As crianças adoraram!
Hoje dediquei mais atenção às bancas cheias de gaiolas, comedouros, ninhos e comida. Achei lindíssimas e apelativas as formas, os materiais e as cores das sementes e cereais que compõem a dieta alimentar destes bichinhos e fiquei surpreendida com a riqueza da dieta! Aveia, milho painço, cardo, chia...
Já viram algum pássaro com excesso de peso?

bolo de beterraba

No dia dos namorados andei à procura de uma receita especial. Vi várias coisas mas a que me chamou mais a atenção foi um bolo de beterraba totalmente cor de rosa! Queria mesmo fazê-lo! Infelizmente não tinha beterrabas em casa e não parou de chover um minuto!
O dia passou mas a vontade de fazer o bolo não! No sábado de manhã, na nossa visita habitual ao mercado, comprei finalmente as beterrabas! Mal podia esperar para começar mas, a verdade é que, acabei a fazer o bolo depois da meia noite, acompanhada pela minha sogra, que tinha vindo para tomar conta das crianças para nós irmos jantar! Às 10h o Luís já dormia no sofá e as crianças corriam sala fora! Acho que sair estava fora de questão!
Resolvido o assunto das crianças, desafiei a Helena a vir até à cozinha para me acompanhar nesta aventura! Ainda nos rimos porque o processo não é nada simples! Mas vale a pena. O nosso bolo não ficou tão cor de rosa como o original mas antes de ir ao forno tinha uma cor maravilhosa! Lindo!
O processo começou pela hora do almoço! Já que ia assar legumes, aproveitei para adiantar a receita.

Lavam-se 3 beterrabas médias (ou pequenas), deitam-se numa pequena travessa forrada com papel de prata (a parte brilhante é que deve estar em contacto com os alimentos. É menos nocivo). Deita-se um pouco de água e tapa-se de novo com papel de prata de forma a ficar bem justinho e vai a 180º, pelo menos uma hora ou até ser fácil atravessar a beterraba com uma faca.
Quando ficam prontas, retiram-se e reserva-se o líquido. A casca deve sair facilmente quando ainda está quente. Eu usei uma faca e tirei a casca com as mãos em água fria. Cortam-se pequenos gomos, junta-se o líquido, mais um pouquinho de água se necessário, e reduz-se a puré.
Com um cuador retira-se o sumo e rejeita-se a polpa. Eu acabei por usar um pano branco para fazer e foi mais rápido. O sumo vai então para um tacho ferver em lume brando até reduzir para 1/4 de chávena mais 3 colheres de sopa.

Foi esta tarefa que deixei para a noite!
Então lá estávamos nós a ver que o sumo nunca mais reduzia para 1/4 de chávena ou então que ia ficar sem a beterraba! Começar com 3 e acabar com uma gota! De loucos!

O resto da receita é simples mas tem algumas exigências! Os ingredientes têm que estar todos na temperatura ambiente e não convém substituir nenhum por outro semelhante! O equilíbrio da acidez com o doce é que fará manter a cor original do sumo. Eu não tive hipótese de manter tudo e talvez por isso não tenha a cor perfeita!

Ingredientes:


2 chávenas de farinha

2c. de chá de fermento
2c. de sopa de cacau
100g de óleo de côco à temperatura ambiente (eu tinha apenas um restinho. Deitei no frasco do óleo de côco, óleo vegetal para completar. Fechei e deixei ganhar o aroma)
4 c. de sopa de manteiga à temperatura ambiente
1, 1/4 chávena de açúcar
1c. de chá de sal
2 ovos á temperatura ambiente
2, 5 c. de chá de vinagre de champagne ou outro branco (eu só tinha balsâmico)
180g de leitelho (buttermilk) Também não tinha, por isso ao leite juntei 1/4 de sumo de limão.
1/4 mais 3 c. de sopa de redução de beterraba


Numa taça média juntar a farinha, o fermento e o cacau. Numa taça maior, combinar o óleo, a manteiga, o açúcar e o sal até ficar pálido e fofo. Usei colher de pau e não batedeira como recomendado. Funciona na mesma e dá mais prazer :) Juntar os ovos, um de cada vez. Misturar até combinar bem. A textura começa a ficar incrível! Juntar a redução e o vinagre. A parte mais esperada! Neste momento fica tudo de um cor de rosa maravilhoso.

Por fim alternar a farinha e o leite em 3 partes. Começar pela farinha e acabar com o leite. Misturar com cuidado mas até ficar bem uniforme.
Deitar numa forma untada e não encher mais que 1/2 a 3/4 da forma. Foi aqui que eu errei. Penso. Deixei encher mais do que isto e o tempo de forno aumentou bastante. E penso que foi isto que escureceu o meu bolo...
Deixar no forno a 180º 25 a 35 minutos. Começar a espetar a faca para ver se sai limpa aos 20 minutos. Quando estiver pronto, deixar arrefecer na forma 10 minutos e depois pôr num prato.
Ainda não provei mas a massa crua estava muito boa. Um doce sabor a côco e nenhum vestígio de beterraba.