sexta-feira, 8 de março de 2013

batido de açafrão da índia e pão de abóbora com especiarias


Durante esta semana estive muito empenhada a procurar receitas de refeições boas e saudáveis. Para muita gente isto soa a combinação impossível mas asseguro que não é! Quando consumidos com moderação, podemos oferecer-nos alimentos deliciosos e saudáveis diariamente. Perseguindo esta ideia, hoje fiz um batido, inspirado num "lassi" que vi neste blog. Como estava cheia de vontade de o experimentar improvisei com os ingredientes que tinha em casa mas, brevemente, vou respeitar a receita! O mais importante nesta receita era adicionar o açafrão da Índia, pois este reforça o sistema imunitário e ajuda a prevenir infeções. Por isso fiz o batido assim:

1 banana madura
2 copos de leite de soja 
2 c. chá de mel
2 1/2 c. chá açafrão da Índia 

Coloquei todos os ingredientes no copo e triturei 1min/vel7. 
Servi em copos com palhinha e ficamos - eu e o João - à espera da reação da Sofia que foi muito curiosa! Bebeu a primeira vez, bebeu a segunda e disse: Não gosto mãe. Eu insisti que era muito bom e que gostávamos muito porque era bonito e fazia bem e ela continuou a beber, primeiro com desconfiança mas depois com vontade. Primeiro estranhou mas depois entranhou!

O pão de abóbora e especiarias é ótimo! Também retirei a receita de um blog e, como sempre, fiz adaptações. Para este pão deverão reunir-se os seguintes ingredientes:

425g de puré de abóbora
4 ovos ou 4 c. sopa de sementes de linho em pó + 12 c. sopa de água quente*
200ml óleo de coco
140ml água
150g açúcar mascavado
200g farinha de aveia integral
195g farinha de arroz
2 c. chá bicarbonato de sódio
1 c. chá fermento em pó
1c. chá sal
1c. chá canela
1c. chá cravo da Índia
1/2c. chá noz moscada
1/2c. chá gengibre
1 c. chá sementes girassol
1 c. chá sementes chia
1 c. chá sementes sésamo

*eu usei esta mistura porque não tinha ovos suficientes. É uma versão para quem faz dietas vegan e o resultado desta mistura é surpreendente! Fica muito semelhante a ovos batidos mas mais espesso.

Juntar a abóbora com os ovos, o óleo, a água e o açúcar 1min/vel5. Depois adicionar as farinhas, o bicarbonato, o fermento e as especiarias e mexer 30seg/vel5. Deitar as sementes pelo bucal e envolver levemente 10seg/vel5. Verter a mistura numa forma untada com um pouco de óleo de coco e polvilhar com farinha de aveia. Levar ao forno aquecido a 180º durante, pelo menos, uma hora. Verificar com um palito se o interior está cozido e desligar.