quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

madrugadas... manhãs agitadas... tardes mais calmas e sopa verde!

    A minha madrugada também foi bastante agitada...
    Quando finalmente me sentei em frente ao computador para estudar já não era cedo mas, felizmente, as meninas já dormiam. Eu dediquei-me a tentar reter alguma da informação para o exame de hoje de manhã e o João acompanhou-me pondo música e trabalhando em simultâneo. Assim com companhia, foi mais fácil estudar mas as horas voaram e quando achei que, finalmente, já tinha passado os olhos por toda a bibliografia sugerida, eram três horas!
    Fomos trocar a fralda à Sofia e... molhada! Tudo! Pijama e lençol! Claro que a trocamos, por entre murmúrios desagradados mas, felizmente, aqui não houve leitinhos, nem tendências "fashionistas"! Ficou a dormir.
    Já no quarto, após uns dez minutos do episódio anterior, e conformada com as poucas horas de sono mas feliz por poder estirar-me na cama, acorda a Rita a pedir o leitinho! O da Sofia já estava no caixote do lixo...
    Pela manhã acorda-se, com muito esforço, a Sofia e constata-se, mais uma vez, que está molhada! Quais Dodot 3D!! Ainda bem que o dia esteve bonito e que houve muitos braços para ajudar!
    Entre dificuldades para pentear os caracóis e os múltiplos focos de interesse que uma criança desta idade consegue ter pela manhã lá se sai, sãos e muito sonolentos, para a escola, para o escritório, para o exame. "Onde vai a Eva?"
    Corre que se faz tarde e o nervoso de toda a situação ainda tem mais lenha... A Rita que se recusa a meter qualquer outra coisa na boca que não seja a mão dela ou a mama! Às tantas a miúda ainda passa fome e estraga a audição a quem dela cuida... Correu bem, um pouco pior que da última vez... Da próxima logo se verá.
    A tarde até foi pacífica, não fosse a terra ter-se lembrado de tremer. Mas tremeu sem avisar e deixou tudo baralhado. Foi um autocarro...
    Para o jantar e já a adivinhar os apetites da Sofia, fiz uma "sopa intuitiva". Acho que é este o nome das minhas sopas. Há quem tenha intuição para outras coisas, eu tenho para a sopa! Não me posso queixar, pelo menos deixaram-me alguma coisa.
    A Sofia comeu duas colheres de sopa de arroz que eu guardei do almoço e, de seguida, uma tigela de sopa e, logo depois, uma banana e, por fim, uma pêra... Garanto que comeu mais que os pais que se ficaram pela sopa intuitiva, muito boa, e uma maçã e um kiwi partilhado.
    Para a sopa intuitiva, verde, usei:
 
1 cebola
2 dentes de alho
um pedacinho de abóbora
meia curgete
3 floretes de couve flor
uma mão cheia de ervilhas
água
sal
azeite
 
E produzia como sempre: tudo no copo durante 30min/vel1/100º. 2 min/vel7 a triturar com azeite e sal e está pronto!

maternidade dupla e a madrugada


























    Ainda não eram 6 da manhã quando a Amélia acordou desesperada. Estava molhada até ao pescoço! O Luís já tinha saído e eu estava sozinha com as duas. Levo-a para mudar de roupa de maneira a que a Ema não acorde, pois está a dormir profundamente. Tiro a roupa à Amélia que entretanto refila porque está frio e tem sono!
Na gaveta já não estão os pijamas favoritos. Os pijamas de bebé como ela lhes chama! Por isso tenho que recorrer a roupa quente e confortável mas que não é pijama. Ao ver isto, a Amélia recusa-se a vestir! "isto não é pijaminha!" e chora por mais que eu lhe diga que não há alternativa e que é de noite e que está escuro e que na cama não se vê e... não me adianta nada!
    É de madrugada e eu estou a perder a paciência! Além disso a gritaria vai acordar a Ema não tarda nada! É nesta altura que me lembro da frase sábia que a minha prima Natacha me disse outro dia! "De noite não educo ninguém!"
    Pouso a Amélia no chão e digo-lhe que vá ao armário escolher o que quiser. Ela lá vai à gaveta um pouco desconfiada e escolhe um pijama que já lhe fica muito curto, mas eu já nem digo nada. Visto-a e deito-a de novo.
    "Quero um leitinho..." O.K. Vou até à cozinha, aqueço o leite, tento não fazer barulho, levo-lhe o leite, espero que acabe. Quando acaba vira-se pra o outro lado e volta a dormir. Eu nem acredito!Corro para a cama a ver se durmo um pouco mais. 1 minuto depois começa a Ema a chorar. Levanto-me e vou buscá-la para a minha cama. Dou-lhe de mamar e ela adormece de novo. Resolvo deixá-la ao meu lado confiante que está tudo calmo.
    Fecho os olho e a Amélia chama por mim aos gritos. Saio da cama sem fazer barulho e vou ver o que se passa. "Está aqui um gato!" Um gato... "Não querida, não há gatos aqui." Ela ainda assustada diz "mas há lá fora!" E salta para o meu colo. Fico sem saber o que fazer. Agora que está a Ema a dormir na minha cama... Sem grandes alternativas levo a Amélia também para a minha cama mas já não há grande espaço por isso ela fica por cima de mim e adormece profundamente. Eu é que não! Entretanto a Ema com a agitação volta a acordar e lá consigo sair com ela sem que a Amélia acorde. Vamos para o quarto delas e desisto da ideia de dormir por agora.
    Amanhã será mais calmo!

Para começar melhor o dia fiz papa de aveia com leite de arroz! Adoro!!
Faço assim:

Deito num pequeno tacho 3 chávenas de café de leite de arroz, 1 pau de canela e uma vagem de cardamomo.
Deixo levantar fervura e nessa altura deito 1 chávena de café de flocos de aveia. Mexo e deixo cozinhar uns 10 minutos mexendo de quando em vez para não colar.
Na maioria das vezes como assim mas também posso juntar sementes, fruta, corintos, etc!