terça-feira, 5 de março de 2013

é este espírito que nós queremos!

Don't power walk. Saunter slowly in the sun, eating chocolate,
and carry a blanket so you can take a nap."

Retirado daqui.

sopa de curgete, tabouleh e hummus

Nos últimos tempos não coloquei aqui qualquer receita de sopa tendo decidido hoje voltar a fazê-lo porque esta sopa ficou muito boa e, por isso, merece algum destaque. Tenho pensado e visto várias sopas que gostaria de fazer e até já comprei alguns ingredientes que, se não acabarem numa bela sopa, serão transformados numa salada, num ratatouille ou num assado de legumes.
A sopa de curgete de hoje surgiu porque houve feijão branco excedente de uma outra receita também elaborada hoje - o hummus de feijão branco. Decidi então arriscar a juntar alguns legumes muito facilmente digeríveis com uma porção considerável de feijão branco e resultou muito bem.
 
Usei o seguinte:
1 cebola
2 dentes de alho
230g feijão branco
1 cenoura média
1 curgete média
1 raminho de coentros
água
azeite
sal
 
Coloquei no copo todos os ingredientes à exceção dos coentros, do azeite, do sal e de meia curgete que cortei às rodelas muito finas e coloquei na varoma sobre o período de cozedura 30min/varoma/vel1. No final triturei com os coentros frescos, o sal e o azeite. Depois de servir, decorei com as rodelas de curgete cozidas a vapor. Delicioso!
Entre mim e a Rita o prazer de partilharmos interesses leva-nos, naturalmente, a partilhar livros. Lembro-me que o primeiro livro que ambas lemos foi A arte da simplicidade, de Dominique Loreau. Comentamo-lo frequentemente devido aos sábios conselhos, baseados em filosofias orientais e transversais a vários aspetos da vida da mulher que convergem para uma vida com elegância, no sentido lato da palavra, mais saudável e feliz. Temos lido outros livros que procuram o mesmo mas por caminhos diferentes, focando-se quase todos, na alimentação para uma vida melhor. Quando nasceram a Amélia e a Sofia, a Rita aconselhou-me o Healthy tart e, foi deste livro que hoje retirei as receitas para o jantar - tabouleh e hummus
O tabouleh é um prato característico do médio oriente muito versátil, pouco calórico, muito nutritivo e rápido. Para o fazer é necessário:
 
250g de bulgur
água
sal
1 dente de alho
um raminho de hortelã
um raminho de salsa
uma cebola pequena (a receita leva cebolinho mas, como não tinha, substituí por uma cebola)
azeite
sumo de limão
(a receita da Trisha Stewart também leva um pepino que eu não coloquei)
 
Coloca-se uma panela com meio litro de água a ferver e adiciona-se o sal. Quando ferver deita-se o bulgur e desliga-se o fogão deixando-o absorver toda a água. Quando tiver absorvido toda a água deve ser mexido com um grafo para que fique solto.
No copo da Bimby coloquei o sumo de um limão, três colheres de sopa de azeite, um dente de alho e uma cebola. Triturei 10seg/vel7. Acrescentei as ervas e o tomate e triturei grosseiramente 2seg/vel5. Misturei com o bulgur já cozido e reservei. Este prato comesse muito bem frio. Há variantes com legumes refogados que ficam bem quentes.

Para o hummus:
(esta receita também foi alterada, porque a da Trisha Stewart pedia  1 1/2 c. sopa de tahini, uma malagueta, pimenta e 1/4 de c. chá de cominhos)

250g de feijão branco (substituí o grão de bico por feijãO branco)
1 dente de alho
1 c. sopa de mirin
4 c. sopa de azeite
uma pitada de sal
sumo de um limão
um bocadinho de gengibre (tamanho de meio dente de alho)

Triturar muito bem o feijão previamente cozido 2min/vel7. Adicionar os restantes ingredientes e triturar na vel7 até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos.
Nas receitas em que uso ervas aromáticas e especiarias torna-se desnecessário adicionar muito sal pois os sabores destes condimentos ficam mais presentes e temperam os pratos.