terça-feira, 22 de julho de 2014

rolinhos libaneses, um almoço e um jantar


Este fim de semana tivemos um almoço em casa de uns amigos. O espaço era maravilhoso! Já não me lembrava de ter assim um dia tranquilo entre amigos. Foi tão bom que nos custou vir embora!
A nossa contribuição para o almoço foi uma entrada que nos ensinou uma amiga e que repetimos com frequência. O sucesso é garantido!
Ontem, tivemos cá a jantar a linda família da Eva e voltamos a repetir a receita! Como foi também um sucesso, resolvi vir aqui partilhar o segredo da nossa amiga Renata!

Ingredientes:
500 grs farinha
2 dl sumo laranja (2 chávenas de café)
2 dl azeite (2 chávenas de café)
1 colher chá fermento
sal qb
1 embalagem de azeitonas descaroçadas verdes
1 embalagem de azeitonas descaroçadas pretas
tomilho
pimenta
oregãos

1.º temperar as azeitonas:
escorrem-se bem as azeitonas, misturando as duas espécies e seca-se com um pano. Tempera-se com tomilho + pimenta + oregãos qb e deixa-se assim enquanto se prepara a massa.

2.º massa:
num recipiente coloca-se a farinha.
abre-se um buraco no meio e deita-se o sumo de laranja, o azeite, o fermento e o sal.
amassa-se bem até a massa estar ligada  ( a qualidade final da massa depende muito da acidez da laranja. às vezes a massa fica menos bem ligada - um bocado esfarelada -  e ainda não consegui perceber como se controla isso. No fim fica uma massa meio oleosa -  quando sinto que precisa de mais textura acrescento mais farinha, ou mais azeite e água no caso de ficar seca.)
Depois de amassada faz-se uma bola e deixa-se repousar 30 mts, tapada, de preferência num sitio quente para levedar.
Após 30 mts, faz-se quatro bolas de massa.
Cada uma dará um rolinho.
Estende-se a bola com as mãos (não se usa rolo), fazendo um rectângulo. No meio colocam-se as azeitonas previamente temperadas, enrola-se, pincela-se com gema de ovo e vai ao forno até estar cozido e com uma cor bonita. Depois de cozido parte-se em fatias.
DELICIOSO!