terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

bolachas de aveia integral

Como já percebi que as bolachas feitas em casa "têm muita saída", hoje experimentei uma receita que a Rita me sugeriu e que me serviu de base a uma adaptação que ficou muito boa. Fiz as bolachas diferentes da receita original apenas porque tinha alguns ingredientes em casa que queria usar e, como a condição era serem de aveia, retirei-lhes o chocolate da receita base e adicionei-lhes fécula de batata e farinha de aveia integral.
 
A massa das bolachas compôs-se da seguinte forma:

120g fécula de batata
100g farinha de aveia integral
70g flocos de aveia integral
65g manteiga de soja
100g açúcar mascavado claro
1 ovo
 
Juntei a manteiga com o açúcar e bati 30seg/vel5. Adicionei o ovo e programei 1min/vel5. Juntei a fécula de batata e a farinha de aveia e mexi 30seg/vel5 e, por fim, os flocos de aveia e programei 30seg/panela fechada/vel espiga.
Com uma colher retirei pequenas quantidades de massa e coloquei sobre um tabuleiro protegido com papel vegetal. Meti no forno a 180º durante 15 a 20 minutos.
Ficaram muito estaladiças e saborosas!

outra sopa de lentilhas
























No Domingo apeteceu-me uma sopa de lentilhas! Gosto tanto de lentilhas que já acumulei uma série de receitas que gosto e vou alternando. Esta é especialmente boa e fica ainda melhor no dia seguinte!

Leva:

2 chávenas de lentilhas vermelhas
2 cenouras às rodelas
4 tomates (grandes) sem a pele em pedaços
1 chávena de abóbora em pequenos cubos
2 talos de alho francês em rodelas finas
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
2 tiras de alecrim
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
8 chávenas de água
sal

Faço esta sopa algumas vezes e nem sempre os ingredientes são os mesmos. A receita original leva chouriço e ovo escalfado. Já fiz com tofu e fica maravilhosa!

Numa panela grande aquecer um pouco a cebola, o alho francês e o alecrim. Juntar o alho. Juntar a pasta de tomate e o tomate e cozinhar mais uns minutos. Juntar as lentilhas, a cenoura, a abóbora, as folhas de louro e a água. Deixar levantar fervura, adicionar sal, tapar e deixar ferver 20 minutos ou até estar tudo cozinhado. Servir bem quente. Se apetecer, o ovo escalfado fica muito bem.