quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

um ano de blog e um porridge



O blog fez um ano e só agora é que venho aqui dizer alguma coisa!!
Eu e a Eva começamos o blog numa altura das nossas vidas bastante intensa. Uma altura muito feliz porque tínhamos acabado de ter as nossas segundas filhas e intensa porque as nossas mais velhas tinham ainda dois anos! Foi um ano de alegrias, de queixas, de muito cansaço e muuuuitas horas passadas em casa, ou a cozinhar ou a desesperar :)
O blog foi a forma que encontramos para nos sentirmos parte do mundo lá fora e também de fazermos companhia uma à outra. Uma partilha de receitas e desabafos!
Encontramos aqui também uma forma de tornar as nossas vidas mais saudáveis e que nos obrigou a descobrir novos ingredientes e novas fontes de inspiração!
Entretanto as crianças estão um pouco mais crescidas! Estamos numa nova fase. A Ema não pára quieta e sempre que venho ao computador, ela trepa a tudo o que pode para vir apanhar o rato ou o teclado!
Eu continuo com as duas por casa e estou muito feliz com essa escolha.
Outras coisas mudaram em termos de trabalho e voltei a estar um pouco mais ocupada. Tudo isto fez com que a minha alimentação nos últimos tempos não tivesse sido a melhor. A verdade é que esta semana acabei nas urgências agarrada ao estômago e quase a trepar as paredes de dor.
Depois de umas análises ao sangue, disseram-me que devia estar com um virus que anda aí a atacar toda a gente. Ainda não estou muito convencida com isso e por isso ainda não estou descansada mas a verdade é que o mais provável é estar intoxicada com a má alimentação que tenho andado a fazer. Por isso, voltei a ter um pouco mais de cuidado.
Depois de dar voltas à cozinha à procura de qualquer coisa que acalmasse a dor de estômago, lembrei-me dos flocos de aveia se glúten! Mas mesmo esses já acabaram, por isso lá fui eu ao livro da Green Kitchen e fiz um porridge de trigo sarraceno!
Senti-me bem mais confortável. Na realidade o trigo sarraceno não é trigo, por isso é bom para mim!


Num pequeno tacho deitei uma pêra em cubos descascada, um pau de canela, 2 alperces secos em pequenos cubos, meia chávena de café de trigo sarraceno e 3 chávenas de café de água.
Pus a panela com tudo em lume brando e fui mexendo. Ainda demora e foi preciso acrescentar mais água. Quando finalmente ficou cozido, servi numa taça e deitei um pouco de mel em cima!