quarta-feira, 27 de março de 2013

trufas de chocolate e barras de sementes


A Rita tinha razão! As bolinhas desaparecem! A receita é a mesma, com a adição de uma colher de sopa de spirulina, que fica muito neutralizada no meio destes ingredientes poderosos! Depois das bolinhas feitas passei algumas por amêndoa ralada, outras por coco e ainda por cacau como sugerido no livro. A Sofia, que também meteu as mãos na massa e fez algumas "minhocas", depois de provar não parava de perguntar: "posso comer mais mãe, posso?" 
Depois das bolinhas ainda bebeu um lassi que fiz para toda a família com:

3 iogurtes de soja 
1/2 manga
2 morangos
sumo 1/2 lima
1 c.sopa mel
1 c.sopa coco ralado
1 c.sopa de amêndoa ralada
1 c.chá cravo da Índia
1c. chá açafrão da Índia

E, como o livro da Green kitchen é muito inspirador, mesmo não tendo os ingredientes todos, decidi fazer as barras de sementes Hemp protein bars, a que a Rita chama de contraplacado! 
Na receita original, estas barras compõem-se de várias sementes, mas aqui em casa algumas já tinham acabado, outras ainda não constavam do inventário da despensa. No entanto, a sua ausência não me demoveu e fi-las com as sementes e ingredientes que havia... Experimentar as receitas deste livro está a ser uma experiência sensorial reveladora e estou sempre impaciente e curiosa para ver como resultam!
Acredito que as minhas barras são uma amostra das de cânhamo apresentadas no livro. Mesmo sendo uma receita bastante diferente estão tão boas que não consigo comer apenas uma! E quero esquecer-me que estão disponíveis para serem comidas no frigorífico... Para cerca de 15 barras de 3x5x1cm juntei o seguinte:

Mistura seca
80g sementes de sésamo
80g sementes de linho
100g de coco ralado
60g sementes de chia
60g sementes de papoila

Mistura húmida
10 tâmaras
30ml óleo de coco
50ml óleo de linho
2 c. sopa de mel
30g de cacau em pó
1 c. chá de extrato de baunilha
40g de flocos de aveia

Primeiro misturei os ingredientes secos e triturei levemente durante 5 seg/vel7. Reservei num recipiente. Tirei o caroço das tâmaras e coloquei-as no copo com os restantes ingredientes, exceto os flocos de aveia. Triturei por 15seg/vel7. Juntei a mistura seca e mexi 2min/panela aberta/espiga. Adicionei os flocos de aveia e mexi mais 2min/panela aberta/espiga. Verifiquei se a mistura estava homogénea e coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal, fazendo pressão com os dedos para compactar bem a mistura. Coloquei no frigorífico cerca de 2 horas. Cortei em barras de 3x5cm e embrulhei em papel vegetal. Coloquei numa caixa com fecho hermético e voltei a meter no frigorífico. Aguentam-se cerca de uma semana bem acondicionadas.