domingo, 10 de fevereiro de 2013

bolo de anos

























    Obrigada Eva pela linda fotografia!
    Ontem foi dia um dia especial. Gosto muito do meu dia de anos! Gosto de preparar a casa para receber, gosto de fazer um bolo elaborado, gosto de tratar de mim de uma forma mais cuidada, enfim! Gosto que seja um dia cheio! E, acreditem ou não, está sempre sol!!
Este ano não preparei as coisas como o costume porque dadas as circunstâncias seria uma grande aventura fazer uma verdadeira festa. Mas recebi a visita de pessoas muito especiais que me fizeram uma companhia maravilhosa e o Luís preparou um almoço perfeito! Tudo de improviso porque estava decidido que não iríamos fazer nada! Soube ainda melhor. Foi tudo surpresa.

    E mais uma vez fiz o bolo de banana. Desta vez com um formato diferente mas com o mesmo sabor delicioso!
É desta que deixo aqui a receita! Estamos sempre a falar no bolo e não dizemos como se faz! É uma maldade!
    A receita é da Sophie Dahl.

Então é assim!

75g de manteiga
4 bananas maduras, esmagadas
200g de açúcar amarelo
1 ovo batido
1 colher de chá de bicarbonato de soda
170g de farinha de espelta ou outra (uso farinha de aveia com frequência e fica muito bom)


Aquecer o forno a 180º e untar uma forma de bolo inglês. Deite as bananas esmagadas numa taça grande. Misture a manteiga, o açúcar e o ovo. Junte o bicarbonato de soda e misture a farinha em último lugar. Deite o preparado na forma. Leve ao forno 1 hora (eu não deixo tanto tempo, talvez uns 45 minutos). Retire e arrefeça.


Hoje o Luís disse que eu estava proibida de fazer este bolo! Dá vontade de o comer todo de uma vez!

pães de leite

       Mais um domingo, chuvoso e frio, e mais um fim de tarde com lanche quentinho! Hoje tivemos um verdadeiro chef na cozinha! e o ratatouille também deu uma mãozinha! 
     A produção de pão aqui em casa está-se a tornar um assunto sério! São sempre tão bons que desaparecem mesmo antes de arrefecerem! E a manteiga também... 
      Hoje fizemos pães de leite. A receita, mais uma vez adaptada aos ingredientes que uso no dia a dia, dá exatamente 15 deliciosos pães e é muito rápida sendo necessário o seguinte:

250g leite de soja
50g manteiga soja
50g açucar mascavado
25g fermento de padeiro fresco
1 pitada de sal
500g farinha tipo 65
1 gema para pincelar

Colocar tudo no copo da Bimby exceto a farinha e programar 1,30min/37º/vel1. Adicionar a farinha e programar 10seg/vel6 e, de seguida,  amassar 2min/símbolo tampa fechada/vel espiga. Deixar descansar 10 minutos. Fazer bolas e colocar num tabuleiro com uma folha de papel vegetal por baixo e deixar dobrar de volume. Pincelar com a gema de ovo e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 a 20 minutos. Apreciar o cheirinho, a textura e o sabor!