sábado, 6 de abril de 2013

"hara hachi bunme"

"Eat until you are 80 per cent full" ou "hara hachi bunme", citando Naomi Moriyama, em Japanese women don't get old or fat.
Estes deliciosos e belos exemplares da beleza da comida japonesa justificam todas as teorias que encontramos no livro. 

scones
























Hoje a noite foi difícil! A Amélia não se sentiu bem e acabou mesmo por vomitar. Mal acabou disse "coitadinha da Amelinha! Escupiu o dói dói! Vamos guardar para mostrar à avó!!"
Enfim! Depois disto começa a Ema a chamar e por aí fora!
Mal o dia começa elas estão fantásticas como se nada tivesse acontecido e nós arrasados! Queríamos ter saído para aproveitar a tarde de sol mas não há forças para isso. Como sempre, e para fazer a vontade à Amélia, lá fomos para a cozinha e desta vez para fazer scones! Eu nunca tinha feito! É ridículo, eu sei! Mas essa é umas das especialidades do Luís por isso nunca foi preciso! Mas hoje ele estava a descansar por isso fui aos meus livros! Descobri uma receita simples no livro da Mafalda Pinto Leite. Não tinha os ingredientes todos mas isso já não me assusta. O resultado foi uma bela surpresa! Acho que vou repetir esta receita muuuuitas vezes!!

Alguns ingredientes podem parecer impossíveis de encontrar mas hoje em dia já não é assim! Eu, aqui no mercado de Matosinhos, na loja Bio encontro tudo! A Eva na baixa, entre o Quintal, as ervanárias e os indianos também arranja seja o que for!

Então fiz assim!

3 1/2 chávenas de farinha de espelta
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de sal grosso
1 chávena de leite de arroz (em vez do soro de leite)
2 colheres de sopa de sementes de linhaça demolhadas em 6 colheres de água morna durante 15 minutos (em vez de 1 ovo)
2 colheres de sopa de açúcar de coco (em vez de açúcar branco)
125g de uma mistura de manteiga e óleo de coco derretidos, mais quantidade de óleo do que de manteiga. Só não usei apenas óleo de coco por não ter suficiente. (em vez de manteiga)

Aquecer o forno a 200º. Demolhar as sementes na água morna e reservar. Misturar numa tigela grande a farinha, o fermento e o sal. Noutra taça misturar o leite e o açúcar e mexer. Juntar as sementes juntamente com a água depois de 15 minutos de molho. Misturar. Juntar um pouco da farinha à mistura de leite e mexer bem. Juntar lentamente o óleo e a manteiga derretidos, mexendo sempre. Deitar o resto da farinha e mexer com uma colher de pau até formar uma massa macia e elástica. Num balcão enfarinhado, amassar com o rolo até ter uma espessura aproximada de 2,5cm e cortar círculos com uma forma de bolachas redonda. Levar ao forno 15 minutos ou até dourar!