quinta-feira, 1 de agosto de 2013

panquecas de milho



Todos os dias fazemos alguma coisa especial, seja plasticina, bolas de sabão, piqueniques, andar de baloiço, bolos, enfim. Mas mesmo assim chego ao fim do dia com um peso ou uma sensação de não estar a dar o melhor de mim. Ou porque perdi a paciência quando devia ter resolvido as coisas a bem ou porque não tive energia suficiente para me sentar no chão a brincar descontraída! 
Há sempre uma roupa para estender ou uma sopa para fazer e eu vou dizendo "vou já! Só vou fazer o jantar!" A resposta não varia muito! "Outra vez???" Sim... outra vez... Era bom não ter horários a cumprir mas a fome das crianças aparece do nada! Podem estar muito bem a brincar mas depois lembram-se! "Mãe! Quero um pão com doce!" E se não tenho já preparada comida decente, isto dá mau resultado!
Lembro-me de observar a minha mãe e pensar que ela não parava quieta! Pensava como seria bom que ela se sentasse a brincar um bocadinho! Ainda hoje quando lá vamos jantar, ninguém a vê sentada! Está sempre a trabalhar. Foi preciso estar na mesma situação para finalmente ver as coisas como elas são!
Agora entendo. E estou longe de ser como a minha mãe! Lá em casa estava sempre tudo muito arrumado, limpo e os jantares e almoços sempre a tempo. Eu achava que isso acontecia por magia! Dizia muitas vezes que ela não precisava de se esforçar tanto! Mas a verdade é que as crianças gostam muito de estar num ambiente confortável, limpo e organizado e para isso é preciso que alguém faça esse milagre. Enfim! Por vezes penso que devia haver duas de mim :) ou quatro Luíses! Como no filme MULTIPLICITY!
Bem, ontem fomos até aos baloiços e levamos um cesto cheio de caixinhas com comida! A Amélia ajudou a preparar tudo! Descobriu que descascar ovos cozidos é uma emoção e que comer fatias de melancia inteiras é divertido! Tínhamos feito no dia anterior umas panquecas de milho para o jantar que ainda sobraram para o piquenique. Um sucesso! Até dava gosto ver a Amélia a comer aquilo à mão, cheia de vontade. Nada como variar o cenário. Estar num jardim em cima de uma toalha, a comer de caixinhas com as mãos, não podia ser melhor!

Panquecas de milho:

50g de cebola
10g de folhas de coentros
1 lima (raspa e sumo)
100g de leite
3 ovos
140g de farinha de espelta integral
1c. de chá de fermento para bolos
200g de milho
1/2 colher de chá de sal
Azeite q.b. para a sertã

Pique a cebola, os coentros, a raspa e o sumo de lima num copo adaptador da varinha mágica (ou na bimby!) Adicione o leite, os ovos, a farinha, o fermento, o milho e o sal e misture até ficar tudo bem envolvido. Coloque uma sertã antiaderente ao lume até aquecer, unte com um fio de azeite e disponha porções de massa com a ajuda de uma colher de sopa. Aguarde cerca de 3 minutos e vire as panquecas. Repita a operação até terminar a massa. Sirva de seguida com uma salada.

Adaptado de uma receita da revista da Bimby de Julho de 2013