sábado, 16 de fevereiro de 2013

o pijama da Rita?

O pijama da Rita, mãe?
O pijama da Rita casou-se com a camisa de dormir. Para a cerimónia ambos levaram o seu melhor pijama. O pijama foi de pijama branco às bolinhas cinzentas! A camisa de dormir levou a sua mais bonita camisa de dormir: branca com rendinhas! E assim se casaram.

sopa de peixe

Hoje repetimos uma receita que fazemos frequentemente e que achamos deliciosa. A famosa sopa de peixe da Bimby! Mais uma vez, aqui em  casa, fazemos umas alterações porque não apreciamos muito marisco mas vou escrevê-la tal e qual como vem na receita.

Para a Sopa:
2 ovos
1l água
60g arroz
250g gambas
1 folha de louro
500g mexilhão
2 caldos de peixe
300g filetes de peixe
1c. sopa coentros picados
1 malagueta pequena

Para o Refogado:
70g azeite
Pimenta qb
150g cebola
2 dentes de alho
200g polpa de tomate
100g pimento verde
100g pimento vermelho   


Coloque no copo 500g de água com as cascas e as cabeças das gambas e programe 5mim/100º/vel4. Coe o líquido utilizando o cesto e reserve-o. Lave bem o copo e a tampa.
Coloque no copo os pimentos, a cebola, o alho e pique 5seg/vel5.Junte a polpa de tomate e triture tudo 15seg/vel7. Adicione o azeite e programe 7min/100º/vel1. Quando terminar o tempo junte 500g de água, os caldos, a folha de louro, a malagueta, a pimenta e o caldo reservado das gambas (fumet) e programe 7min/Varoma/vel1.
Entretanto lave os mexilhões, envolva os ovos em película aderente e juntamente com o peixe coloque tudo no recipiente varoma. Quando terminar o tempo adicione o arroz no copo, coloque o recipiente Varoma e programe 15min/Varoma/vel1. Quando terminar retire o recipiente Varoma, deite as gambas no copo e deixe repousar durante 2 minutos (as gambas irão cozer neste tempo). Coloque os mexilhões e o peixe partido aos bocados numa terrina, deite a sopa por cima e enfeite com coentros e os ovos cortados às rodelas.

A nossa variante:
Fazemos o refogado e depois acrescentamos 700g de água, o louro, a malagueta, o sal e programamos 7min/varoma/vel1. Depois adicionamos o arroz e colocamos a varoma com o peixe. Hoje fizemo-la só com salmão porque consideramos ser um peixe que fica bem nesta sopa. No fim colocamos a sopa numa taça grande, desfiamos grosseiramente o peixe e picamos o ovo. Adicionamos ao caldo que está na taça e terminamos com coentros frescos picados.´
Quando temos convidados que gostam de marisco fazemos a receita com as gambas e mexilhões, seguindo todas as orientações da receita.

vamos "iogurtar"


Deixo aqui algumas receitas de iogurtes das fichas Bimby a 100%. Eu adapto as receitas aos ingredientes que uso mas vou transcrevê-las exatamente como estão nas fichas:
 
iogurte "petit-suisse" de morango
 
100g morango
25g açúcar
40g gelatina morango
20g água
400g leite
100g natas
1 iogurte natural ou de morango
 
Colocar no copo os morangos, o açúcar e triturar 5seg/vel5. Usar a espátula para baixar o que ficou na tampa e paredes do copo. Programar 5min/100º/vel1. Numa taça dissolver a gelatina na água e reservar.Programar 1min e levar progressivamente o botão até à vel7. De seguida programar 30seg/vel3 a adicionar através do bucal a gelatina dissolvida.Juntar o leite e envolver 10seg/vel3.Adicionar as natas, o iogurte e programar 4min/50º/vel4. Colocar nos copos de iogurte e abafar muito bem durante 13 horas ou usar a iogurteira!Findo este período vão para o frigorífico.
 
iogurte de coco
 
100g coco ralado seco
1000g leite
80g açúcar
1 iogurte natural
 
Colocar o coco ralado no copo e pulverizar 15seg/vel9. Adicionar 500g de leite e bater 2min/vel9. Juntar o restante leite, o açúcar, o iogurte e programar 4min/50º/vel4. Colocar nos copos de iogurte e abafar muito bem durante 13 horas ou usar a iogurteira para o mesmo efeito!Findo este período vão para o frigorífico.
 
iogurte líquido de banana e morango
 
200g banana
100g morango
80g açúcar
1000g leite
1 iogurte natural
 
Colocar no copo a banana, os morangos, o açúcar e triturar 5seg/vel5. Programar 10min/varoma/vel2. Retirar o copo da base e deixar arrefecer. Juntar o leite, o iogurte e programar 4min/50º/vel4. Colocar nos copos de iogurte e abafar muito bem durante 8 horas ou usar a iogurteira!Findo este período colocar novamente na Bimby e bater 10seg/vel4. Colocar novamente nos frascos e refrigerar.
 
Eu faço os iogurtes líquidos naturais juntando apenas leite e um iogurte de soja. Deixo fermentar por 8 horas, na iogurteira, e bato a mistura 10seg/vel4. De seguida coloco em garrafinhas no frigorífico.
Bons iogurtes!
 

sopa de cogumelos e as lindas prendas de anos




















    As prendas que recebi nos meus anos inspiram-me diariamente! Só me apetece fazer coisas boas e bonitas!
    Ontem tive a minha irmã e a sua linda família a jantar! Resolvi fazer uma sopa de cogumelos. Nunca tinha feito mas ficou mesmo boa e fiz em 5 minutos! (Quase!) Entre colos, banhos e a confusão típica do fim do dia!

Fiz assim:

Cortei 500g de cogumelos e salteei em azeite e alho. Juntei uma colher de sopa de amido de milho diluída num pouco de água fria(truque que aprendi com a minha Mãe!) Mexi e juntei uma chávena e meia de água e uma de natas de soja. Ferveu um pouco e deitei sal e um pouco de molho de soja. Bati com a varinha e servi imediatamente. Soube-nos mesmo bem!
A quantidade de água pode variar um pouco mas já vi que há poucas pessoas como eu que gosto de seguir as receitas à risca, por isso confio na sabedoria de cada um!

uma ida ao parque da cidade