sexta-feira, 10 de maio de 2013

gelado de framboesa e bolachas de feijão preto e cacau


Hoje entusiasmei-me na cozinha e decidi fazer mais bolachas, para repor o stock e para experimentar as bolachas de feijão preto e cacau da Rita. Como ao longo da semana fui várias vezes seduzida por imagens e descrições de gelados fabulosos e, porque a Sofia também os tem pedido, decidi inspirar-me no gelado de morangos e ruibarbo da Green kitchen e fazer um gelado de framboesas. A receita não tem qualquer comparação com a original mas resultou bem e foi feita assim:

200g de framboesas congeladas
1 c.sopa de mel
1 c.chá de essência de baunilha
2 iogurtes de soja

Colocar no copo as framboesas, o mel e a essência de baunilha e programar 8min/100º/vel1. Triturar 1min/vel7 e colocar num recipiente de plástico e congelar durante duas a três horas. Retirar do congelador e misturar com os iogurtes 30seg/vel3. Voltar a colocar no congelador e mexer energicamente ao fim de uma hora para evitar a acumulação de cristais de gelo e tornar o gelado mais cremoso. Repetir o processo até à hora de servir.

As bolachas de feijão preto e cacau foram publicadas pela Rita aqui mas eu fiz - como sempre faço...- algumas alterações. Não sei se ficaram melhores ou menos boas que as da Rita. Sei que a minha receita deu para o dobro das bolachas e que estavam muito boas! E foram o topping perfeito para o gelado de framboesa!

1 lata de feijão preto
2 c.sopa de azeite
2 c.sopa de manteiga de amendoim
2 c.sopa de creme de coco
1/2 chávena de xarope de agave
4 c.sopa de cacau em pó
2 c.chá de canela
1 c.chá de fermento
1 pitada de sal

Triturar o feijão cozido e bem escorrido 1min/vel7. Juntar o azeite, o creme de coco e a manteiga de amendoim e misturar 1min/vel7. Adicionar o xarope de agave, o cacau, a canela, o fermento, o sal e envolver 1min/panela fechada/vel.espiga.  Num tabuleiro de ir ao forno, forrado a papel vegetal, deitar, com uma colher de sopa, pequenas quantidades de massa, que deverá ter o aspeto de uma mousse. Assar no forno a 180º, durante 20 minutos.