sábado, 16 de fevereiro de 2013

sopa de peixe

Hoje repetimos uma receita que fazemos frequentemente e que achamos deliciosa. A famosa sopa de peixe da Bimby! Mais uma vez, aqui em  casa, fazemos umas alterações porque não apreciamos muito marisco mas vou escrevê-la tal e qual como vem na receita.

Para a Sopa:
2 ovos
1l água
60g arroz
250g gambas
1 folha de louro
500g mexilhão
2 caldos de peixe
300g filetes de peixe
1c. sopa coentros picados
1 malagueta pequena

Para o Refogado:
70g azeite
Pimenta qb
150g cebola
2 dentes de alho
200g polpa de tomate
100g pimento verde
100g pimento vermelho   


Coloque no copo 500g de água com as cascas e as cabeças das gambas e programe 5mim/100º/vel4. Coe o líquido utilizando o cesto e reserve-o. Lave bem o copo e a tampa.
Coloque no copo os pimentos, a cebola, o alho e pique 5seg/vel5.Junte a polpa de tomate e triture tudo 15seg/vel7. Adicione o azeite e programe 7min/100º/vel1. Quando terminar o tempo junte 500g de água, os caldos, a folha de louro, a malagueta, a pimenta e o caldo reservado das gambas (fumet) e programe 7min/Varoma/vel1.
Entretanto lave os mexilhões, envolva os ovos em película aderente e juntamente com o peixe coloque tudo no recipiente varoma. Quando terminar o tempo adicione o arroz no copo, coloque o recipiente Varoma e programe 15min/Varoma/vel1. Quando terminar retire o recipiente Varoma, deite as gambas no copo e deixe repousar durante 2 minutos (as gambas irão cozer neste tempo). Coloque os mexilhões e o peixe partido aos bocados numa terrina, deite a sopa por cima e enfeite com coentros e os ovos cortados às rodelas.

A nossa variante:
Fazemos o refogado e depois acrescentamos 700g de água, o louro, a malagueta, o sal e programamos 7min/varoma/vel1. Depois adicionamos o arroz e colocamos a varoma com o peixe. Hoje fizemo-la só com salmão porque consideramos ser um peixe que fica bem nesta sopa. No fim colocamos a sopa numa taça grande, desfiamos grosseiramente o peixe e picamos o ovo. Adicionamos ao caldo que está na taça e terminamos com coentros frescos picados.´
Quando temos convidados que gostam de marisco fazemos a receita com as gambas e mexilhões, seguindo todas as orientações da receita.

Sem comentários:

Enviar um comentário