domingo, 17 de março de 2013

batido matinal

























Tenho estado doente! Já lá vai uma semana e ainda não recuperei totalmente. Acredito que o cansaço seja a origem do problema e também a causa da demora na recuperação.
Uma mãe não pode estar doente!! Não há tempo para isso! As crianças não sabem o que isso é e querem a mãe ali presente, como sempre, nas suas tarefas diárias. Além disso, durante o dia estou só com elas, por isso, não dá para fazer uma sesta! Mesmo quando está cá alguém e fico mais um pouco deitada, tenho a Amélia ao meu lado a dizer: "Mãe! Tira a cabeça! Não fecha os olhos! Levanta! Vamos brincar". Eu ainda tento negociar!: "Eu já vou...que tal ir brincar um bocadinho com o pai?" A resposta é absurda!: "O pai faz muitas asneiras!" E depois disto se não me levanto ela acaba a chorar muito sentida porque não entende como é que eu prefiro estar ali deitada em vez de ir brincar!

Nos primeiros dias como tinha febre e dores por todo o lado, tive que tomar alguns remédios mas rapidamente senti que me estavam a fazer mal e em conversa com a Eva acabei por decidir parar e procurar na alimentação uma alternativa.
Chá de gengibre e cravinho para a gripe, açafrão para o sistema imunitário e alimentos o mais naturais possível.

Há já alguns anos que tenho o hábito de fazer um batido matinal, receita da Dra Kousmine, e que adoro! Mas a verdade é que ultimamente tinha deixado de o fazer por estar mais cansada e agarrava uma fatia de pão para o pequeno almoço em vez de me dedicar a este ritual matinal!
Ficar doente fez-me ver que estes pequenos hábitos são importantes e que, se eu não tomo conta de mim, não há mais ninguém para o fazer. Quando percebi isso comecei logo a fazer o batido todas as manhãs e a planear rigorosamente os alimentos que consumo ao longo do dia. Pelo menos sinto que estou a fazer algo por mim! Uma alimentação consciente!

À minha versão do batido juntei 2 colheres de chá de açafrão que me surpreenderam bastante! Nunca pensei que ficasse tão bom.
Bem, a receita vai parecer super demorada e complicada mas não é! Num instante fica mecanizada e, tendo tudo à mão, acaba por ser bastante simples!

Deitar para um copo de varinha mágica os seguintes ingredientes:

1 maça biológica com casca, em pequenos cubos
sumo de meia lima
2 colheres de sopa de arroz biológico integral, moído na hora num moinho de café
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de sementes de linhaça, demolhadas num pouco de água durante uns minutos (demolhar antes de começar a fazer tudo o resto)
1 colher de chá de óleo de linho ou outro óleo de primeira pressão a frio
1 copo de leite de soja (ou aveia ou arroz, etc.), bem fresco
2 colheres de chá de açafrão (opcional)

Bater muito bem com a varinha mágica e acrescentar mais leite se necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário