segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

sopas e gelatina


    Aqui, tal como em casa da Eva há uma criança de 2 anos e meio, a Amelinha, mas que é mais uma espécie de "Mafaldinha" do Quino! Anti sopa! Não foi sempre assim mas ultimamente as tentativas de lhe meter a colher na boca têm sido um desastre! Vai sopa para todo o lado, menos para onde deve! Então tirei férias! Comecei a fazer sopas para mim com especiarias, com pedaços, com sabores fortes, com tudo o que as crianças não gostam! Porque era para mim! 
    A verdade é que me soube bem não ter a preocupação do sal, da pimenta ou do caril!
    Com ela fingi ter desistido da sopa e comecei a fazer uns purés de legumes com um pouco de leite que fui misturando no resto da comida. 
    As primeiras vezes resultou, mas depois começou a desconfiar e a perguntar o que era aquela "coisa"! Agora a nova estratégia até foi sugerida por ela. Alternar uma colher de algo que ela goste com uma que não goste. Gastronomicamente tem sido muito curioso! Ontem comeu bacalhau intercalado com gelatina de morango! Hoje resolvi arriscar dar um pouco da sopa de cenoura. Comecei a falar no assunto mal acordou, comecei a dizer "a Amelinha hoje vai comer sopa! Que linda que vai comer tudo!" Ela respondeu "do outro lado sopa e do outro lado..." Começou a pensar qual seria o ingrediente ideal para intercalar com a sopa e acabou por dizer... "chouriço!" 
Socorro!
    Bem, acabei por fazer um estufado de frango com ervilhas e chouriço e a sopa foi toda! Pelo menos não fez cara feia. Amanhã tento outra vez! Qual será o ingrediente secreto...

    O creme de hoje foi um sucesso na mesa dos grandes (não arrisquei na dos pequenos!), aceitei a sugestão da Eva e também usei manjericão mas tal como ontem esmaguei no almofariz uma mistura de sal grosso, azeite e algumas folhas. Fica mesmo bom!
    Para amanhã estou a pensar fazer uma sopa de abóbora do livro "taberna"!
    Amanhã dou pormenores!

Sem comentários:

Enviar um comentário