quarta-feira, 6 de março de 2013

sopa de avelãs



























Todos os dias acordo a pensar que é hoje que vou fazer dieta, que vou arrumar a casa, que vou ter tudo impecável à hora do jantar, que vou fazer pão, sopa, e tratar o melhor possível das princesas e com muito bom humor. Todos os dias chego ao fim do dia frustrada porque nada disto acontece! Está tudo desarrumado, não fiz a sopa que estava planeada e sinto-me arrasada...
Ontem foi o dia da Glória cá vir e deu-se o milagre. Tudo pronto a tempo, a casa linda, velas acesas, sopa feita, banhos dados, pijama vestido, papas dadas e isto tudo às 7h30 da tarde. Quando o Luís chegou estranhou a calma. "O quê? Não há nada para fazer? A sério?". Normalmente quando o Luís chega nem dá para falarmos os dois! Parece que entra numa onda de mar picado que só acalma lá para as 10h da noite! Nessa altura estamos os dois esgotados e nem sabemos bem o que aconteceu nas últimas horas!
Ontem não! Tivemos um serão fantástico, um jantar agradável e tudo controlado. Ver a casa assim é o equivalente a fazer uma sesta porque dá para respirar fundo e sentir o corpo relaxar!
A sopa já estava planeada há algum tempo. Fiz sopa de avelãs que sobrou para o meu almoço a sós de hoje!

Estava muito boa!

Fiz assim,

Num pequeno tabuleiro de ir ao forno forrado a papel vegetal, deitei uma chávena de avelãs. Deixei assar 20 minutos a 180º. Depois de frias esfreguei com um pano limpo para tirar as cascas que entretanto se soltaram. Meti as avelãs já sem a casca, num saco de plástico e bati com o rolo da massa até se desfazerem.
Entretanto, aproveitando o forno ainda ligado, pus no tabuleiro do forno, também este forrado a papel vegetal, uma abóbora manteiga com a casca mas sem sementes, cortada em 8 fatias e virada com a casca para cima, um nabo em pedaços grandes, uma cenoura em pedaços grandes e uma maça verde em gomos também com a casca. Por cima deitei uma chávena de água, uma colher de azeite, uma pitada de sal grosso e tomilho fresco (2 pauzinhos). Assei durante 40 minutos. Depois de arrefecer tirei a casca da abóbora e reduzi tudo a puré juntando um pouco de água.
Numa panela deitei um pouco de azeite e juntei uma cebola roxa em meias luas finas. Deixei refogar um pouco e juntei as avelãs e meia colher de chá de cominhos moídos. Deixei aromatizar mais um pouco, mexendo sempre. Juntei o puré e fui adicionando água e mexendo até ter a textura que queria. Deixei ferver um pouco e servi!

Sem comentários:

Enviar um comentário