terça-feira, 30 de abril de 2013

3 dias e 3 sopas

Nos últimos tempos, sempre que chega a hora de fazer o jantar, telefono à Eva a pedir instruções para fazer a sopa! Não falha! Até já tenho vergonha!! Normalmente ligo-lhe a dizer o que tenho no frigorífico. "Tenho cenoura, abóbora, curgete, feijão verde, couve branca, couve flor, cebola, batata..."
"Nunca juntes couve flor e couve branca", diz a Eva! É isto que eu gosto! Esta sabedoria acerca dos legumes a da sua combinação perfeita. Ou então diz, "se juntares cebola, abóbora, cenoura, curgete e um pouco de feijão verde, fazes uma sopa docinha". "Ou então abóbora, curgete, couve branca, cebola e alho, também fica muito bem." E por aí fora!
Mas o que eu mais gosto é da simplicidade das sopas da Eva. Com 3 ingredientes faz um creme maravilhoso e não sobra nada no tacho! Começo por dar à Amélia mas ao mesmo tempo vou comendo também. O Luís enquanto prepara o resto do jantar também vai bebendo uma chávena de sopa e às vezes voltamos lá para uma segunda chávena! Por isso é que tenho que fotografar os ingredientes, porque sopa não sobra!
























Depois de perguntar os ingredientes pergunto sempre, "e proporções?" Isto é muito importante! E então funciona assim:

Sopa de feijão verde:

1 cenoura
1 chávena de cubinhos de abóbora
5 vagens de feijão verde
1 cebola
1 dente de alho
sal
Azeite

Deitar tudo num tacho, cobrir com água fria com cuidado para não deitar água a mais. Deixar levantar fervura, reduzir e deixar ferver 25 minutos. Ao fim dos 25 minutos juntar 1 colher e meia de chá de sal e um fio de azeite. Bater muito bem com a varinha mágica até ficar um creme aveludado.





















Sopa de couve branca

6 cubinhos de abóbora
1 curgete inteira
1 cebola
1 mão cheia de couve branca
1 dente de alho
Sal
Azeite

O processo é o mesmo da sopa anterior.

Sopa de bróculo:

Esta variante já arrisquei eu sem telefonar e por acaso correu bem!

1 cenoura pequena
1 curgete inteira
5 cubinhos de abóbora
1 cebola
1 mão cheia de raminhos de bróculo
(não pus alho porque não tinha)
Sal
Azeite.

O processo é o mesmo! Vale a pena experimentar. Fica tudo uma delícia!

3 comentários:

  1. Rita não há qualquer sabedoria no meu processo de seleção de ingredientes! É tudo intuitivo... Podes estar à vontade sempre que precisares de dicas e quem fica com vergonha sou eu de ver aqui os meus conselhos elevados a uma condição que eu não mereço... Tu é que juntas tudo e temperas, por isso o mérito é teu! Ainda bem que todos gostam e comem satisfeitos!

    ResponderEliminar
  2. Eva! Essa intuição é que eu admiro! Parece que fazes as sopas como quem pinta um quadro e os legumes são as tuas tintas que combinas na maior das harmonias ;)

    ResponderEliminar
  3. Não vou refutar argumentos tão poéticos!

    ResponderEliminar