terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

sopa de beterraba e pão de canela
























    No Domingo ficamos por casa. Tínhamos trabalho para fazer mas a verdade é que com as duas princesas tão pequenas é uma ilusão pensar que se vai fazer alguma coisa! O ideal é mesmo ir para a cozinha! A Amélia adora e eu aproveito e vou fazendo as minhas sopas.
    Quando viu a beterraba descascada ficou encantada! Disse logo que a sopa seria para ela. Era bom! Entretanto voltei ao meu retrato. Mais uns traços a lápis e a Amélia aparece de novo! "Mãe!! Sim?... Vamos fazer um pão!" Aproveitei a presença do Luís para passar a pasta! "O pai faz!"
    Habituada ao meu ritmo e à balança, às mil taças para cada ingrediente, ficou um pouco desiludida quando trepou para o banco! O Luís em menos de um minuto tinha despejado ingredientes a olho para dentro de uma única taça! Sem balança, sem o ritual da escolha da receita do livro, sem nada... Lá pôs o pão no forno e voltou ao trabalho e a Amélia voltou para os meus pés! "Mãe..."
    Enfim! O resultado foi um pão de canela delicioso mas claro, se perguntar a receita, não há resposta!
    Nessa noite o jantar foi a deliciosa sopa de beterraba com umas fatias do pão de canela.
    No dia seguinte não resisti ao último pedaço de pão por isso resolvi tentar fazer eu um parecido!
Peguei num livro e ao fim de meia hora decidi experimentar uma receita como base e depois improvisar o resto com os ingredientes que sabia que o Luís tinha usado! A minha ajudante adorou a ideia e lá fomos nós desarrumar a cozinha e usar mil taças!
 























    Numa tigela grande deitamos 3 chávenas de farinha de espelta, 1 colher e 1/2 de chá de sal, 1 colher e 1/2 de fermento seco para pão, 2 colheres de chá de canela, 1 colher e 1/2 de chá de açúcar amarelo.
    Mexer e fazer um buraco no meio. Nesse buraco deitar 1 chávena de água morna, 1 colher de sopa de azeite e raspa de 1/2 limão. Mexer com uma colher de fora para dentro e aos poucos formar uma massa elástica. Deixar no centro da taça, tapar com película aderente e deixar repousar 30 minutos. Pôr num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e assar a 200º,30 minutos.
 





















A sopa de beterraba fiz assim:

2 beterrabas aos cubos
1 cenoura média às rodelas
1 alho francês grande às rodelas
2 dentes de alho
3 tomates sem pele
1 cebola picada
800ml de água
salsa e louro

Refogar a cebola, o alho e o alho-francês em azeite. Juntar as cenouras e as beterrabas e deixar cozinhar mais 2 minutos. Por fim juntar os tomates cortados sem a pele, a água e um pouco de salsa e uma folha de louro que se retira antes de passar a varinha mágica.
Deixar ferver 15 minutos, deitar sal e passar com a varinha. Servimos com uma colher de sobremesa de iogurte natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário