sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

bolo de chocolate e beterraba e Quinta do Mondego


Sempre gostei de receber pessoas para jantar e desde que tenho as minhas filhas e estou mais por casa sabe ainda melhor! Especialmente os meus irmãos. Esta quinta foi um desses dias. Começa tudo com um telefonema onde se discutem as horas, ementas e especialmente o vinho! "É carne ou peixe?" Esta é sempre a pergunta que vem do outro lado! Não há jantares de família sem vinho!
A ementa não tinha grande novidade mas como gosto sempre de fazer algo especial, resolvi experimentar a receita da Green kitchen do bolo de chocolate e beterraba! É uma combinação curiosa mas andava cheia de vontade de experimentar. Quando servi o bolo estava tudo desconfiado! "Enganaste-nos! Pensamos que era um bolo de chocolate mas cheira a vegetal!"
O bolo ficou lindo! Uma mistura de castanho e rosa e a verdade é que apesar dos comentários e do cheiro, toda a gente adorou e repetiu. Melhor ainda foi a combinação com o vinho. Acabamos por ficar horas à conversa de copo na mão e a depenicar o bolo de chocolate!

A receita

100g de azeite
1/2 chávena de mel
50g de chocolate negro, 70% cacau em pedaços
250g de beterraba crua ralada
3 ovos
2 colheres de chá de fermento royal
1 1/2 chávena de farinha de espelta
5 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de coco ralado

Pré aquecer o forno a 175º

Aquecer o azeite numa panela média em lume fraco, juntar o chocolate em pedaços e o mel e deixar derreter mexendo sempre. Retirar do lume e juntar a beterraba.
Bater os ovos numa tigela e juntar à panela. Deitar a farinha, o fermento, o cacau e uma pitada de sal e misturar bem. Untar uma forma de buraco e levar ao forno durante 25 minutos.

1 comentário: