segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

comida... juventude e elegância

    Num jornal diário li ontem um artigo onde se citava um livro escrito por uma japonesa e pelo seu marido ocidental, cujo título é muito inspirador para a generalidade das mulheres. Japanese women don't get old or fat fala sobre a elegância e juventude das mulheres japonesas. A autora do artigo refere a importância do tamanho dos recipientes na tradição da alimentação deste país,falando da sua experiência diária com uma marmita tradicional japonesa, a bento box, onde coloca diariamente o seu almoço e do qual sai saciada.

    Comentando isto com a minha amiga e aliada das "sopas" Rita, ela disse-me que conhecia o livro e que a autora aborda nele a importância para o conforto do nosso corpo e mente dos pequenos prazeres que encontrámos nas cozinhas familiares. O bolinho da avó, as sopas de mãe ou as bolachinhas da tia especial, que ficaram cristalizados no nosso palato, no nosso olfato, na nossa visão e na nossa memória para sempre! Parece que a autora contrapõe esta riqueza e privilégio à tradição americana, onde tudo ou quase tudo é fast e fat. Para contrariar esta tendência e para perpetuar as boas memórias da cozinha, eu e a Rita estamos entusiasticamente envolvidas nas receitas de sopa, que podem ser servidas em doses mais ou menos generosas, porque há sempre mais um bocadinho, e que são seguramente uma forma de nos reconfortar saudavelmente. E porque nos dão prazer, também nos darão com certeza juventude!!

    A cozinha tradicional japonesa é, tal como a nossa, muito rica e saborosa. O que nos distingue deles são, sem qualquer dúvida, questões culturais e não simplesmente um problema de dosagem...

Eva

Sem comentários:

Enviar um comentário